É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores.

Com a idade, os dentes escurecem e isso ocorre porque o esmalte se desgasta, tornando a dentina (tecido que está por baixo e que determina a coloração dental) mais visível. A dentina vai se tornando mais densa, o que deixa os dentes mais escuros. O consumo constante de açaí, café e outros alimentos e bebidas que possuem em sua composição grandes quantidades de corantes, naturais ou artificiais, interferem na pigmentação, assim como fatores genéticos e má higiene. Além disso, o uso de tabaco e até de alguns medicamentos influencia a tonalidade.

O processo de clareamento dos dentes ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Atualmente existem dois tipos de clareamento e ambos devem ser feitos com a supervisão de um cirurgião-dentista: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro.

No consultório, a manipulação é feita exclusivamente pelo profissional, que utiliza produtos com peróxido de hidrogênio, três vezes mais potente que o peróxido de carbamida utilizado na técnica caseira. A diferença aparece em uma ou duas seções, que duram em torno de uma hora. Nesses casos, a gengiva deve ser isolada, pois o material utilizado pode causar irritações nas mucosas orais.

Já no clareamento caseiro, o cirurgião-dentista confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, fornece o gel com a concentração ideal para o caso e monitora semanalmente sua evolução. O manejo e a utilização são realizados em casa até mesmo durante o sono. O resultado surge entre três e quatro semanas. Diferentes concentrações do peróxido de carbamida, mais utilizadas na técnica caseira, vão de 10% a 22%.

No entanto, nem sempre o tom desejado é alcançado e isso acontece porque o esmalte do dente é translúcido, mas a dentina tem o seu próprio matiz, que normalmente varia do amarelo ao laranja. Ou seja: quanto mais fino for o esmalte, mais se percebe o matiz da dentina. Durante o processo de clareamento, a cor natural do dente não é alterada. O que acontece é que o produto utilizado, peróxido de hidrogênio, quebra as partículas de pigmentos que vêm de alimentos e bebidas e ficam depositadas na camada mais superficial dos dentes. Partículas menores parecem mais claras e são mais suscetíveis a saírem com água, oferecem menor resistência. Há pacientes nos quais não há significativa alteração de cor, por terem dentes naturalmente mais escuros ou por se tratar de um escurecimento dentário interno, não tendo como indicação, o clareamento dentário externo. Daí que, antes de iniciar o clareamento dental, é preciso estar ciente dessa possibilidade.

Como todo procedimento, o clareamento também possui contraindicações. O indivíduo com dentes muito restaurados (já que o gel não age sobre a resina), não obterá a ação efetiva do clareador, assim como pessoas com próteses e implantes. O procedimento também não é indicado para quem está passando por um tratamento médico sistêmico e debilitante. Além disso, não se deve fazer o clareamento em pessoas com menos de 18 anos e gestantes. Nos casos de quem possui manchas causadas pelo uso do antibiótico tetraciclina, hipoplasiadentinária, fluorose dentária, técnicas combinadas poderão ser aplicadas a critério do cirurgião-dentista.

A sensibilidade dentária também pode ser um inconveniente do procedimento, mas quando ocorre, normalmente dura de 1 a 2 dias e apenas um analgésico é necessário. No clareamento caseiro, que possui um gel mais fraco, os casos de sensibilidade são menos frequentes.

Clareamento Dentário

Ligue agora

(85) 2181-2090

Marque uma consulta

Horários

Segunda – Sexta 8:00 – 18:00

Sábado 9:00 – 12:00

Atendimento

2181-2090

Informações e marcação de consulta

Depoimento

Excelente profissional, tive um resultado mediato que jameis imaginei que poderia ter. Percebi uma mudança até na minha autoestima. Estou com um sorriso perfeito. Agradeço o excelente trabalho e recomendo a todos os amigos
Facetas
Marcelo De Norões Milfont